A Missa

14/12/2012 10:12

                                                            

A Missa é o principal culto da Igreja Católica.

— Que venha ser a Missa?

— A Missa é a renovação do sacrifício que Jesus fez por nós morrendo na cruz para nos redimir dos nossos pecados cometidos contra Deus.

— O que venha ser redimir?

— Como um pecado cometido contra Deus tem um valor infinitamente caro, incapaz de nós podermos tê-lo para pagá-lo. Então qual foi à solução empregada para aplacar a Justiça Divina para pagar esta dívida que seria impagável por todos aqueles que ofenderam a Deus; no momento oportuno Deus Pai enviou o Filho, a segunda pessoa da Santíssima Trindade, a este nosso mundo que para isso tomou o corpo humano na pessoa de Jesus que nasceu através da Virgem Maria. Jesus viveu neste mundo durante mais de trinta anos, depois, para satisfazer a Justiça ele foi sacrificado morrendo na cruz pelos pecados cometidos por toda a humanidade, passada, presente e futura. Se um pecado contra Deus tem um peso infinito, o sacrifício de um Deus — Jesus é o Filho de Deus feito homem; Jesus é Deus — também tem um peso infinito. Com isso, com a morte de um Deus na cruz Justiça Divina foi satisfeita plenamente.

1º — A Missa começa com o acolhimento. O celebrante, isto é, o sacerdote, recebe aqueles que estão presentes na igreja e começa a Missa com o sinal da cruz.

2º — Em seguida começa com o ato penitencial. O celebrante inicia pedindo perdão a Deus Pai, a Deus Filho e a Deus Espírito Santo dos pecados, das faltas, cometidas por todos os presentes. Em seguida, é rezada ou cantada o “Gloria”. O Gloria é uma oração de exaltação a Santíssima Trindade.

3º — Em seguida vem chamada liturgia da palavra, isto é, são lidas passagens do antigo testamento, um trecho dos salmos, passagens do novo testamento — geralmente Epistolas de São Paulo — e finalmente a leitura do Evangelho do dia. Então o celebrante faz um comentário sobre aquilo que foi lido, chamada a pregação.

4º — A Missa propriamente dita começa do o Ofertório. O celebrante recebe dos fiéis o pão e o vinho que serão transformados; o pão no Corpo de Jesus Cristo e vinho em seu sangue.

5 — A Consagração. Ai é o principal momento da Missa. O celebrante, o sacerdote, naquele momento se torna representante do próprio Jesus Cristo, ele fala em seu nome quando repete as palavras que Jesus proferiu na ultima ceia, dizendo tomando com as mãos o pão, a hóstia, c diz: “Isto é o meu corpo” e em seguida eleva com as mãos para o alto a hóstia agora consagrada. Esse gesto tem dois significados; 1º- Oferece a Deus Pai a vitima imolada, o corpo de Jesus sem sangue — o sangue é que dá a vida ao corpo; em seguida oferece a Deus Pai o sangue, sem o corpo, ambos divinos. 2º - O sacerdote mostra aos fiéis presentes a Hóstia Consagrada e o Sangue Consagrado para todos verem. Erroneamente muitos fiéis abaixam a cabeça no momento da elevação, quando deveriam fixá-la atentamente, depois da elevação, sim, devem fazer um gesto de adoração curvando a cabeça, como faz o celebrante.

Depois da Consagração vem uma série de orações em que os fiéis oferecem a Deus aquele sacrifício, oração pela Igreja, pelos fiéis e pelos já falecidos. Em seguida é rezado o Pai Nosso.

6º — A comunhão. Nesse momento os fiéis são convidados entrarem em comunhão com Jesus Cristo e com toda a sua Igreja. Os fieis para participarem dessa comunhão tem que estar em estado de graça, isto é, não podem estar em estado de pecado grave, mortal. Se caso tiverem cometido um pecado grave contra os mandamentos da Lei de Deus e da sua Igreja eles têm que se confessar antes e receberem a absolvição.

7º — Fim da Missa. A Missa termina com a benção feita pelo sacerdote com o sinal da cruz e finalmente ele diz — “Ide em paz e que o Senhor os acompanhe”