Religiões e crenças

11/10/2012 18:17

O vocábulo religião vem do latim; religare, isto é religar a criatura humana com o divino, com Deus, a fim de considera- Lo o criador de todas as coisas e presta-Lo culto de latria; de adoração. O judaísmo, o cristianismo e o islamismo são religiões monoteístas todas elas primeiramente prestam culto de adoração a Deus. Existem outras religiões politeístas como o hinduísmo que presta culto de adoração a centenas de deuses, ou milhares deles.

Não devemos confundir religiões com crenças. Existem muitas crenças que não como finalidade um culto de adoração a Deus. O budismo é uma filosofia de vida. Não existe na doutrina budista nenhuma menção declarada de Deus. O budismo como o hinduísmo crêem na reencarnação. Eles acreditam que após a morte aquela criatura que atingiu a perfeição nesta vida terá que se purificar por diversas vezes até atingi-la e assim conseguir atingir o nirvana que é um estado de felicidade plena. Os espíritas acreditam nas reencarnações sucessivas daqueles que não conseguiram atingir a perfeição nesta vida. Depois de diversas reencarnações o espírito torna-se um espírito de luz. Os espíritas não podem ser considerados cristãos porque eles crêem que Jesus é apenas um espírito de luz, que ele não é o Filho de Deus encarnado, não crêem que Jesus é a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade que tomou a forma humana. Os espíritas não acreditam no Credo professado pelos cristãos. Em razão disto eles mão podem ser considerados cristãos, embora eles creiam na existência de Jesus como uma criatura que atingiu a perfeição. Não ficou esclarecido, segundo a concepção espírita, se Jesus somente conseguiu a perfeição após sucessivas reencarnações como os demais mortais.

Não basta alguém dizer eu sou muçulmano se ele não crê no Al Corão, como não pode ser considerado budista aquele que não crêem nos ensinamentos de Buda e nem dizer que é cristão se não aceita a totalidade daquilo que está expresso no Credo.